SERMÃO: TEOLOGIA DO SOFRIMENTO

Tema: TEOLOGIA DO SOFRIMENTO

Texto: JOÃO 16:33

Autor: Pr. Esdras Cabral de Melo

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo. 16.33

COMO AS RELIGIÕES E CULTURAS EXPLICAM A ORIGEM DO SOFRIMENTO

·    Os Hindus – explicam que o sofrimento é o pagamento do carma ou sansara que adquirimos em vidas passadas, e devemos pagar nesta vida.

·         Os Gregos – mais inocentes ainda diziam que os deuses puniam a humanidade com toda sorte de sofrimentos por ter desafiado o deus do olimpo Zeus. (caixinha de pandora)

·         Os Butistas – no seu primeiro sermão Buda afirma que a existência do sofrimento é por causa do “EU” substancial. (desejo cólera e ignorância). Disse: “eu destruí a sua origem compreendi sua cessação e pratiquei o Óctuplo caminho. Assim obtive a Iluminação”.

Ninguém gosta de sofrer. A religião tem sido buscada por muitos como uma droga para amenizar o sofrimento do corpo, da alma e do espírito. Neste sentido cabe a máxima de Karl Marx “a religião é o ópio do povo”. Ou seja, o povo se droga com qualquer tipo de analgésico ou anestésico religioso.

Cresce a pregação da alta-ajuda que é uma atitude não bíblica. Onde afirma que o ser humano pode e deve buscar a salvação de todos os seus problemas psicossociais em si mesmo. O apóstolo Paulo disse: posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fp. 4:13
Muitos pensam que o sofrimento não deve fazer parte de nossa vida, e dizem que é sinal de maldição. Crente ou não, teístas ou ateístas, bons ou maus o sofrimento vem para todos.  Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Ec. 9.2

Afirma o autor do Livro O Problema do Sofrimento C.S. Lewis “A dor é um megafone de Deus, para acordar um mundo surdo”. A perfeição do ser humano é proveniente de sofrimento e dor.

POR QUE O CRENTE SOFRE?
Por que o cristão tem que passar por dificuldades? Afinal, Cristo já venceu tudo na cruz? Ele já nos sarou? Nos curou? Nos perdoou? Nos livrou? Nos redimiu? Venceu a morte? Nos salvou? Por que temos que sofrer ainda de tantas maneiras?
A palavra de Deus jamais nos ensina que, pelo fato de termos entregue nossas vidas a Cristo, estaremos, durante toda nossa existência terrena imunes a tormentos físicos, emocionais, espirituais e financeiro.
Se confiramos em Deus, não precisamos de todas as respostas e explicações dos males do mundo sobre nós. O sofrimento tem efeito pedagógico em nossas vidas.

POR QUE A HUMANIDADE SOFRE?
Na doutrina da queda do homem. O home é sofredor e produtor de sofrimento. Não que por que Deus tenha feito assim, mas porque ele se fez assim, ao abusar do livre arbítrio. “por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” Lm. 3.39

Os filósofos discutiam sobre a maldade e o sofrimento da humanidade

·         Thomas Hobbes, Filósofo inglês – O homem é lobo do próprio homem – seu estado de natureza é de guerra e conflito.

·         Mao Tsé Tung, Comunista chinês – O homem trás dentro de si o próprio germe da sua destruição.

·         Fiodor Mikhailovitch Dostoievski, escritor russo – Escreve o romance “Crime e Castigo” onde o jovem Romanovitch comete dois assassinatos e se vê impossibilitado de continuar a viver.

·         Friedrich Wilhelm Nietzsche, Filósofo Alemão – O homem que planejou a Morte de Deus disse: Deus está morto, permanece morto e quem matou fomos nós.

COMO CRISTÃO SOFREMOS AINDA POR TRÊS MOTIVOS:

1 - Pela identificação com Cristo. Pelo fato de sermos cristãos e estarmos identificados com Cristo. “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim”... (Jo.15:18-19). A palavra mundo representa a sociedade decaída e revoltada contra Deus, sob o  comando de satanás que odeia e persegue todos os seguidores de Cristo. Disse Jesus: “Não é o servo maior que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós...” (Jo. 15:20). Quanto mais identificados e dedicados a Cristo, mais sofrimentos (Mt. 5:10-12).

Sofremos pelo testemunho que damos de Cristo. João no livro do Apocalipse 1:9 disse: Eu João irmão vosso, companheiro na tribulação e na perseverança...
Mas quem nos separará do amor de cristo: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,  Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Rm. 8:35-39
Disse o dramaturgo, poeta e escritor irlandês: “onde há sofrimento há terreno sagrado”
Provérbio Judeu: “aquele que não consegue suportar o mal, não vive pára saber o que é bom”.
Disse o Filósofo Alemão Arthur Schopenhauer : quanto mais elevado o espírito mas ele sofre

2 - Pela desobediência. Como cristãos somos filhos de Deus. Não somos filhos perfeitos e vivemos sempre em desobediência à vontade de Deus-Pai.
Em desobediência, Deus nos disciplina e nos corrige com adversidades e provações com o intuito de sermos mais perfeitos “...porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo o filho a quem recebe”... “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade” (Hb. 12: 6,10).
O sofrimento pode ser uma prova de amor e zelo paternais. “o amor pode causar sofrimento ao seu objeto, mas apenas na suposição de que esse objeto precisa ser alternado a fim de tornar-se inteiramente digno de ser amado” (C.S. Lewis).  
Nascemos com a tendência para o pecado, e de vez em quando precisamos de uma reprimenda, a qual, às vezes, toma a forma de sofrimento. Um grande exemplo bíblico é a conversão de Saulo, na estrada de Damasco, seguida de três dias de jejum e cegueira, e talvez da visão deficiente para o resto da vida, pode também pertencer a este grupo.
A desobediência pode levar ao insulto. Como foi no caso dos 40 anos de peregrinação no deserto.

3 - Plano de Deus. Os verdadeiros crentes devem esperar o sofrimento como parte do plano  soberano de Deus,
Permitir que vários cristãos sofram em diferentes circunstâncias e com resultados diversos. Deus afirma: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Is. 45:7).
Pedro, então, diz que não devemos estranhar o sofrimento como se isso fosse algo extraordinário: “amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma cousa  extraordinária  a  vós  estivesse   acontecendo” (1Pe.4.12).
Paulo, disse: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm. 8.28
Jó é um exemplo clássico de que, quando deus quer provar, não escolhe raça, cor, posição etc. simplesmente Ele prova.
Jó queria entender porque estava sofrendo. Então vem a resposta de Deus: DEPOIS disto o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?  Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.         Jó 38.1-3.
São 72 perguntas cruciais para Jó responder. Toda a ciência só conseguiram responder 2.
Jó se rende dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.  Jó 42.2.
“Quando podemos explicar as provações em nossa vida, elas não são mais provações.”

COMO DEVEMOS LIDAR COM O SOFRIMENTO?

“No mundo passais por aflições”. Três fatos estão envolvidos nesta declaração de Jesus.

Primeiro: que enquanto vivermos neste mundo estamos vulneráveis às aflições. Viver é enfrentar dificuldades e resolver problemas.
Segundo: assim como a vida e o mundo passa, também as aflições são passageiras. Não “ficamos” em aflições, mas “passamos” por aflições.
Terceiro: que as aflições que nos abatem são diversas na sua quantidade, origem e natureza. A principal pergunta que devo fazer ao passar por aflições é “como devo reagir”. A minha reação, é o grande segredo em lidar com o sofrimento.

Três temores incomodam a humanidade!

Sobre o temor da morte: Davi disse no Salmo 23.4 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Jó 13:15 Disse: Ainda que ele me mate, Nele eu confiarei.
Sobre o temor financeiro: Habacuque disse Hc. 3:17-18 “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação”.
Sobre o temor da enfermidade: Jó disse Jó. 2.10 “Falas como uma louca, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. A língua sempre é tentada a blasfemar.

Princípios de como lidar com o sofrimento.

Apresentamos aqui alguns princípios bíblicos de como lidar com o sofrimento.
1 - Avaliar o Sofrimento. Precisamos pedir a Deus discernimento para entender o propósito e o motivo do sofrimento. estamos sofrendo porque obedecemos ou desobedecemos a Deus? Como este sofrimento vai ajudar a se aproximar de Deus? Em 1Pe. 4: 15-16, o apóstolo menciona quatro males pelos quais nunca devemos sofrer:
“Não sofra, porém nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou quem se intromete em negócio de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome”.  Sofrer por Cristo é uma Bem-aventurança!

2 - Devemos ter bom ânimo. Não podemos  esmorecer, perder a coragem, desanimar. “Mas tende bom ânimo”, declarou Jesus. A razão teológica é que Cristo venceu o mundo e Ele nos transmite a sua vitória pela fé, pois “...todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1Jo.5:4).
Há também uma razão escatológica pela qual devemos ter bom ânimo: “porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Rm.8:18).

Jó concluiu no seu sofrimento: “O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação” (14:1). Já que não podemos fugir do sofrimento, vamos tirar algumas lições dele.

John MacAthur Jr. em seu livro ‘‘O Poder do Sofrimento’’, apresenta algumas lições:
1.  O sofrimento produz uma nova compreensão de Deus. (Jó. 42: 2-6)
2. O sofrimento produz na nossa vida nova alegria. (1Pe. 1: 3-7)
3. O sofrimento intensifica a glória Futura. (Tg. 1: 2-4)
4. O sofrimento traz em nossas vidas um real consolo. (2.Co. 1: 3-4)
5. O sofrimento origina em nós uma verdadeira humildade. (Tg. 1:9-11)

A bíblia não se interessa em explicar porque sofremos, mas se interessa em consolar e ajudar os que sofrem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário