SERMÃO - RECONQUISTANDO A FAMÍLIA



Autor: Pr. Esdras Cabral de Melo

Texto: I Samuel 30. 1-6 e 16-19

SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo. E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho. E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.  Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita. E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus. I Sm.30. 1-6
E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e dançando, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. 
E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi. E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer
I Sm.30. 16-19

Introdução: Talvez você nunca tenha ouvido falar da cidade de Ziclague ou mesmo não se lembre dessa cidade citada na Bíblia, mas certamente você já passou ou quem sabe está passando por uma situação semelhante a que os moradores de Ziclague viveram nos dias do grande guerreiro Davi.

Eis a situação dos moradores de Ziclague: tristeza, sofrimento, dor, revolta, angústia etc. Eles tinham perdido suas famílias, seus bens e propriedades. O inimigo tinha atacado a sua cidade e roubado tudo o que de mais precioso eles possuíam. Ziclague agora era só cinzas e fumaça no ar e assim era também a alma dos seus moradores.
Mas havia uma esperança e essa esperança estava em Deus e Davi conhecia muito bem esse Deus e poderia clamar por Ele! Davi ora ao Senhor e Senhor lhe disse vá à batalha e ele vai e consegue trazer tudo de volta.
Viver em família é um grande desafio. Administrar emoções, finanças, amor, perdão, sinceridade, respeito etc. É preciso estar com a vida ancorada em Deus.
O sociólogo Alvin Tofler, escreve o livro “o choque do futuro’’. Afirma que no futuro não distante a instituição do casamento e família estará sujeita a pressões sociológicas severas, que afetarão grandemente a família como nos conhecemos. A igreja a sociedade é feita de família.

QUANDO O INIMIGO DESTRÓI AS DEFESAS, SÓ RESTAM PERDAS E DANOS.

O inimigo tocou em 5 áreas vitais da família, por causa da ausência de Davi (emocional)

1 – O inimigo tocou nas finanças (roubaram todas as finanças). A economia se desestabilizou. O dinheiro tem destruído o sossego de muitas famílias, gerando dívidas, empréstimos, sujando o nome no SPC e Serasa. O que é Dívida É Comprar O Que Não Precisamos Com O Dinheiro Que Não Temos Para Impressionar As Pessoas Que Não Conhecemos. A crise financeira mexe com a igreja, o casamento, com os amigos

2 – O inimigo separou os cônjuges (prenderam as mulheres 30.2) separando-as fisicamente e emocionalmente. Hoje não é diferente o inimigo investe pesadamente na separação de casais. Há muitos também com aliança no dedo e o divórcio no coração. O diabo sabe que o casamento a família não estão sendo experimentado na sua totalidade. Quando há problemas optam por separação. (Antônio Gilberto diz: se não brigar são doidos). Qual foi a vez que você beijou a sua esposa e os filhos com a alma, colocou em seu colo e disse: qual é o seu sonho, seu desejo? Pense nisso.

3 – O inimigo prendeu os filhos ( filhos presos) Hoje milhares de filhos estão presos pelas drogas, prostituição, (Augusto Cury – escreve o livro A Maior Prisão do Mundo – escravo de suas emoções). Como você tem educado seus filhos? Sabe orar, agradecer, ler bíblia, reverenciar, ter temor? Creia que Deus Vai Transformar e trazê-lo de Volta.

4 – O inimigo tocou na saúde (feriu a cidade). Davi ficou angustiado. Às vezes matamos nossa família com palavras, tem arma maior? Pessoas carregam mágoas profundas no coração – os maiores problemas de saúde se localizam na alma. Depressão, angustia, ansiedade, solidão etc. A maioria dessas doenças só poderá desaparecer se a tratarmos com o perdão – perdoar não é esquecer, é lembrar sem sentir dor. Você consegue?

5 – O inimigo criou contenda (os amigos de Davi queriam apedrejá-lo) o Diabo transferiu o campo de batalha, da terra dalém do ribeiro de Besor para Ziclaque. Eles estavam lutando com os inimigos errados. Os verdadeiros inimigos transfere a culpa para nós. (Davi você é incompetente, culpado, irresponsável) O inimigo estavam se banqueteando no campo. É exatamente o que o inimigo faz, cria a contenda e coloca a culpa nos integrantes da família

A REAÇÃO DE UM PAI DE FAMÍLIA

1 – Foi a Luta ( até a onde você estar disposto a lutar pela sua família?)

2 – Davi chorou ( chorou até não ter mais força para chorar 4). Existem pessoas que choram por tudo, pela novela, filmes, cachorro, jogo de azar, futebol. Menos pela sua família. Neemias chorou, Jesus chorou,  Mt.5.4 “bem aventurado os que choram, porque eles serão consolados”. (um coração quebrantado Deus ouvirá).

3 – Reanimou-se em Deus. 6 (não se decepcionou com Deus). Mais confiava inteiramente em Deus. Há solução pra todas as perdas e danos dentro do lar basta confiar em Deus. Naum 1.7 O senhor é bom uma fortaleza... Não pense em divorcio, não pense em suicídio, não pense em abandonar, pense em Deus. Ainda que a terra se mude e os montes se transporte..

4 – Orou (consultou a Deus). Muitas tomam posição erradas porque não consultou a Deus. Davi pediu orientação a Deus para ir à luta. Não agiu pela emoção, mas pelo espírito. “não siga o seu coração, mas oriente”. Muitos tem Deus mais não consulta.

A RESPOSTA DE DEUS

1 – Muitas pessoas tem experimentada o silêncio de Deus, mas hoje experimentará a sua voz

2 – Deus disse a Davi “persegue-o, porque de fato o alcançarás, e tudo libertarás.”

Partiu com um exército de 600 homens. Deus foi com Davi, Deus lhe fez promessa de restituição da família da finança e da saúde.

3 – Deus restaurou a família de Davi. A dor foi grande mas o milagre foi maior. ( Família é projeto de Deus, Ele tem interesse nela) Não existe família perdida para Deus, existe família que ainda não encontrou Deus.

4 – O Reino animal dá um exemplo de família – Leão que vive com dois irmãos...

5 – O texto termina com esperança. I Sm. 30.19 - E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer. 

5 comentários:

  1. Excelente observação!!! Estava estudando sobre esse texto para ministrar e agora minhas argumentações estão completas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom que DEUS continue te abençoando

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei naravilhado com essa mensagem, Deus continue te iluminando pastor .

    ResponderExcluir
  5. Deus é bom já dizia pastor Samuel Bezerra o problema é a caravana

    ResponderExcluir