O JUÍZO FINAL


JUÍZO FINAL - Todos os que participaram do Milênio tiveram mil anos de paz, justiça, prosperidade e abundância de víveres, isto sem o tentador. Agora estes serão provados para saber se realmente são leais a Deus.

Está escrito: “Deus não faz acepção de pessoas” (Rm. 2:11). O livre arbítrio foi uma dádiva de Deus para o homem sempre ter o  direito de escolha (Js. 24:15).

O SEDUTOR VOLTA A SEDUZIR: Após mil anos algemado no poço do abismo, ele volta às suas atividades malignas, “Quando porém, se completarem mil anos, satanás será solto de sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra” (Ap. 20:7-8).

POR QUE SERÁ SOLTO MOMENTÂNEAMENTE?

Observaremos esses quatro itens para sintetizar esta soltura:

1. Provar os que nasceram durante o milênio, nem Jesus foi isento de tentação (Tg. 1:13-15);

2.Mostrar que o coração do homem não convertido permanece inalterado (Jr. 17:9);

3. Revelar pela última vez quão pecaminosa é a natureza humana (Tg. 1:14);

4. Demonstrar que o diabo é totalmente incorrigível, desde que caiu (Is. 12:15).


O FIM DE SATANÁS E TODA A HOSTE INFERNAL:  Ele arregimentará um grande exército para pelejar contra os santos, mas eles serão imediatamente repelidos, e seus adeptos definitivamente aniquilados (Ap. 20:9).

Nota: Satanás juntamente com seus anjos decaídos, serão julgados e lançados no Lago de Fogo. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do Lago de Fogo e Enxofre. (Ap. 20:10; 1Pe. 2:4; Jd. 6).

O JUÍZO FINAL: Será o julgamento mais solene e mais terrível jamais executado, será o acerto de contas final de Cristo e os pecadores. Nesta ocasião os ímpios falecidos de todos os séculos, ressuscitarão em corpos literais, porém, carregados de pecados (Mt. 10:28), tal julgamento será para determinação de sentenças.

Obs: O pecador já está condenado quando não crê em Jesus, o Salvador (Jo . 3:18).

QUEM SERÁ O JUIZ? Relata a Bíblia: “Vi um grande trono branco e aquele que nele assenta, de cuja presença fugiram a Terra e o Céu, e não se achou lugar para eles”, (Ap. 20:11). Cristo será o juiz, a Ele foi entregue todas as coisas (Mt. 28:18), e também todo o juízo nos céus e na terra, Ele é o Senhor dos senhores, e Rei dos reis, Ele exerce todo o juízo. “E também o Pai, a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo” (Jo. 5:28). Ele há de julgar os vivos e os mortos na sua vinda e no seu reino. (2Tm. 4:1).

QUEM SERÃO OS JURADOS? A igreja estará presente no júri para ajudar no julgamento. O Senhor Jesus, o juiz, sentará no grande Trono Branco, nós tomaremos assento no lugar de JURADOS. Será nos permitido dar o veredito de cada réu (2Co. 6:2-3).

QUEM SERÃO OS RÉUS? Todos os que morreram sem salvação, esses ressuscitarão para o grande e terrível Dia do Senhor para serem condenados (Ap. 20:12-13) Diz a Bíblia: “Vi os mortos grandes e pequenos que estavam diante do Trono... E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte  e o inferno deram os mortos que neles havia”.

QUE LIVROS SERÃO ABERTOS E POR QUE? Relato bíblico: “...Então se abriram os livros. Ainda outro livro, o livro da vida foi aberto. E  os  mortos  foram  julgados segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros...” (Ap. 20:12). Estes livros devem ser:

O LIVRO DA CONSCIÊNCIA (Rm. 2:15; 9:1);
O LIVRO DA LEI (Rm. 12:2);
O LIVRO DO EVANGELHO (Rm. 2:16; Jo 12:48);
O LIVRO DOS ATOS HUMANOS (Ap. 20:12);
O LIVRO DA VIDA (Ap. 20:12).

Obs: A presença do Livro da Vida, neste momento é para provar aos céticos julgados, que os seus nomes estão omissos neste livro. Cada um dará conta de si mesmo a Deus (Rm. 14:12), ninguém poderá inocentar-se diante do Trono do Senhor (Nm.1:3). Todos serão julgados, condenados e jogados para dentro do Lago de Fogo.

___________
Nota Explicativa -  APLICAÇÃO MORAL DO JUÍZO FINAL
A doutrina do juízo final exerce várias influências morais positivas sobre nossa vida.

1. A doutrina do juízo final satisfaz nosso senso interior de necessidade de justiça no mundo. 
O fato de que haverá um juízo final assegura-nos que em última análise o universo de Deus é justo, pois Deus está no controle, mantém registros precisos e administra julgamento justo. Quando Paulo diz a escravos que sejam submissos aos seus senhores, assegura-lhes: “... pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas” (Cl 3.25). 

2. A doutrina do juízo final capacita-nos a perdoar aos outros livremente. 
Percebemos que não cabe a nós vingar-nos dos que nos ofenderam, ou mesmo desejar fazê-lo, porque Deus reservou esse direito para si mesmo. “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19). Dessa maneira, sempre que formos ofendidos, podemos entregar nas mãos de Deus qualquer desejo de causar dano ou de pagar com a mesma moeda à pessoa que nos ofendeu, sabendo que toda ofensa no universo terá retribuição no final — ou ela acabará sendo considerada paga por Cristo quando ele morreu na cruz (se o ofensor tornar-se cristão) ou será paga no juízo final (no caso daqueles que não aceitarem Cristo). 

3. A doutrina do juízo final constitui motivo para uma vida justa.
Para os cristãos, o juízo final é um incentivo para fidelidade e boas obras, não como meio de conseguir o perdão dos pecados, mas como meio de alcançar maior galardão eterno. Este é um motivo saudável e bom para nós — Jesus nos diz: “ajuntai para vós outros tesouros no céu” (Mt 6.20) — embora isso vá contra o pensamento popular de nossa cultura secular, cultura que não acredita realmente no céu nem em recompensas eternas.

4. A doutrina do juízo final constitui grande motivação para a evangelização. 
As decisões tomadas por pessoas nesta vida afetarão seu destino por toda a eternidade, e é justo que nosso coração sinta e nossa boca ecoe a emoção com que  Deus lança o apelo por intermédio de Ezequiel: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?” (Ez. 33.11). Na verdade, Pedro indica que a demora na volta do Senhor deve-se ao fato de que Deus está sendo paciente conosco, “não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3.9). 

2 comentários:

  1. Muito Bom, Pastor.

    Um ótimo conteúdo para a EBD....

    Que Deus continue lhe abençoando....

    ResponderExcluir
  2. A Paz!
    Oh Pastor, agora confesso que fiquei confusa, tinha lido o livro apocalipse e meditei sobre, e compreendi que tudo aquelo ainda está porvir e nessa postagem percebi a qual tinha palavras como "participaram" "tiveram". Já ouvir algumas pessoas falarem por exemplo que o satanás havia sido preso e agora está solto, mas não refleti muito sobre, só pensei que um era modo de falar o qual ele está entre nós. Afinal, o sr pode me explicar resumidamente como isso foi/é??

    ResponderExcluir